domingo, 2 de janeiro de 2011

Hellboy: O Clamor das Trevas (Darkness Calls)




Nessa trama que continua diretamente A Caixa do Mal, Hellboy será lançado numa jornada programada pela sua maior inimiga, e ainda podemos contemplar o possível nascimento de outro inimigo no panteão de Hellboy.
A história começa com Igor Weldon Bromhead – o mesmo que queria matar Hellboy, e acabou amaldiçoado por Astaroth – invoca Hecate, e passa a controlá-la através de seu verdadeiro nome: Ilsa Haupstein.
A história corta para três bruxas, que entalharam no chifre arrancado de Hellboy (A Caixa do Mal) e parecem profetizar algo estranho em relação a ele.
Em pouco tempo, Hellboy presencia: uma batalha entre cadáveres de bruxas e inquisidores, uma sinistra reunião de feiticeiras, e se vê cara a cara com Baba Yaga, que a anos espera para se vingar,.
Enquanto Hellboy enfrenta o exército de Baba Yaga, a reunião de feiticeiras discutem seu próximo passo, pois agora com a suposta destruição de Hecate, elas precisam de uma rainha para reinar. Gruagach(inimigo declarado de Hellboy, apareceu a primeira vez em “O Cadáver” e declarou guerra de vez ao final de “A Ilha”), invade a reunião e propõe um outro nome ao cargo...
Hellboy está em apuros no mundo de Baba Yaga, e só não é destruído graças a ajuda de Leshii, um rival de Baba Yaga. A bruxa por sua vez. Não está satisfeita, e mesmo depois de ter seu exército destruído pelo Leshii,  parte para buscar a ajuda de Koshchei. Após isso Baba Yaga, parte em busca de Perun - que por algum motivo está ajudando Hellboy - e o mata!!!
Agora sem a proteção de Perun, Hellboy é atacado por Koshchei, que não pode ser morto, independente do que ele faça, mais uma vez em cima da hora, Hellboy é salvo por Vasilisa, que mostra para o herói a saída para do mundo de Baba Yaga. Porém, antes de escapar, ambos são acertados por flechas de Koshchei, e Vasilisa perece nos braços de Hellboy, não sem antes lhe entregar dois presentes. Depois de morta, Hellboy confere que a verdadeira Vasilisa jazia morta a anos, e que a sua frente estava apenas um cadáver de boneca.
Após utilizar um dos presentes de Vasilisa, um gigantesco bosque nasce das raízes de Ygdrasil, e prendem Koshchei, mas baba Yaga que estava de posse da cabra que selava a alma de Koshchei, usa sua magia para renovar o Imortal, mais poderoso, e exigir a morte de Hellboy.
Longe dali, na Inglaterra, Gruagach invade uma igreja, e nos seus andares inferiores, encontra o túmulo que procurava: um enorme poço, aparentemente sem fundo. O gigante que guardava o local, aceita cooperar mediante a apresentação da carta das bruxas, e entra dentro do poço entregando a caixa para Gruagach, e depois disso sem querer saber o que vai acontecer com o mundo, se encerra dentro do poço!!!
Baba Yaga gasta todas as luzes de sua casa – as luzes eram almas aprisionadas pela bruxa – para manter Koshchei vivo na batalha contra Hellboy, e agora sem recursos, decide usar a última fagulha de alma que ela guardava dentro de uma casca de noz: a alma de Rasputin, mas é impedida por Koku, seu vassalo que arremessa a noz no fogo. Após fazer um ultimo ataque contra Hellboy, Koshchei falha, e Baba Yaga percebe que assim como Koshchei, Hellboy também é um imortal!
Depois de escapar do mundo de baba Yaga, Hellboy encontra entalhado em uma espada o nome de Igor Bromhead, e vai encontrar o vilão, que venceu e absorveu o poder de Hecate, mas que acabou sendo muito para ele. Agora já vencido, ele pede a Hellboy que o mate.
No reino dos duendes, Dagda o ancestral, tenta persuadir Gruagach de sua empreitada em ressuscitar uma poderosa bruxa, mas tem seus planos frustrados depois de ser assassinado pelo seu próprio vassalo. Agora o caminho está livre para Gruagach e a estranha carga que ele carrega na caixa de madeira...
Mais um arco de histórias, que dá continuidade a cronologia de Hellboy. Depois dos eventos que quase levaram Ualac a roubar a mão de Hellboy, agora Mignola lança seu personagem no próprio mundo de Baba Yaga, que anseia pela sua vingança. O Clamor das Trevas, ainda serve de prelúdio para uma personagem misteriosa, que pode entrar no topo da lista dos inimigos de Hellboy.
Como a maior parte do enredo se passa no mundo de Baba Yaga – algum lugar entre o mundo dos vivos e dos mortos – uma forte presença da mitologia eslava se vê aqui. Depois de fazer de Baba Yaga, uma das melhores personagens da série, baseando em lendas russas e criando sua própria personalidade da bruxa, Mignola resolve explorar mais o berço de Baba Yaga, e traz mais alguns personagens da mitologia eslava como: o Leshii, um espírito protetor da floresta, existente também em outras mitologias; Perun, deus do trovão e dos raios, que na história de Hellboy aparece desenhando os relâmpagos na areia, um excelente personagem que teve um fim muito precoce, ficamos a espera para ver se aparece de novo; Koshchei, o Imortal, personagem famoso de lendas russas, que guarda sua alma dentro de um ovo, dentro de um pato, dentro de um coelho, dentro de uma cabra. Na mitologia a lebre fica dentro de uma caixa, em baixo de um carvalho, mas no mundo de Mignola, Baba Yaga aprisionou a cabra, mantendo Koshchei como seu servo; Vaselisa, outra famosa personagem de um conto de fadas russos. Depois da morte da mãe, é maltrada por sua madrastra e suas filhas, e é enviada até a casa de Baba Yaga para procurar uma vela. Após fazer algumas tarefas para a Bruxa – auxiliada pela boneca que havia ganho de sua mãe - ela ganha um dos crânios que Baba Yaga usa como vela. O tal crânio acaba resultando na morte de suas meio-irmãs e de sua madrasta, lhe libertando assim de seu sofrimento.
O Clamor das Trevas, é também a primeira história fundamental da cronologia de Hellboy, não ilustrada por Mike Mignola, aqui os traços ficam a cargo de Duncan Fegredo. Mignola tinha imortalizado Hellboy graças a seus traços caricatos e sinistros, porém Fegredo arrebenta nessa edição, que mesmo não tendo um estilo tão caricato, dá uma alma diferente e mais séria para o mundo do herói. O destaque vai para as criaturas de Fegredo, que ficaram realmente fantásticas.

Roteiro: Mike Mignola
Arte: Duncan Fegredo
Editora: Dark Horse, Mythos Editora



Nenhum comentário:

Postar um comentário