segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Amnésia (Memento, 2000)


Conhecido mundialmente por Batman e seu badalado Origem, Christopher Nolan figura atualmente com um dos melhores diretores e roteiristas do cinema. Porém até hoje um de seus mais elogiados filmes, é seu segundo trabalho: Memento, que com um roteiro esplêndido e inteligente, inicia com chave de ouro a carreira de um dos melhores cineastas da atualidade.
O filme conta a história de Leonard (Guy Pearce), um homem que teve a mulher cruelmente assassinada, e agora tem como única motivação na vida se vingar do assassino, mas tem um porém, desde a tragédia ele sofre de uma singular condição: ele não se lembra de nada a partir do assassinato, e esquece qualquer coisa que aprenda recentemente. Com esse branco permanente na memória, a única forma de Leonard prosseguir com sua investigação é fazendo anotações ao longo do corpo, e tirando fotos de pessoas que ele não se lembrará minutos depois. Auxiliam-no nessa empreitada Teddy (Joe Pantoliano) e Natalie (Carrie–Anne Moss), mas sem se lembrar de ninguém, fica difícil saber em quem confiar!
Mesmo sendo seu segundo filme, Christopher Nolan já mostrava maturidade e afinidade com roteiros intrincados, e faz da jornada pessoal de Leonard algo no mínimo confuso. O fato de ele não se lembrar de nada passados alguns minutos, é aonde o roteiro acerta, criando excelentes situações, e é com tatuagens ao longo do corpo, anotações em fotos, lembretes – sempre escritos por ele mesmo – que Leonard conduz sua investigação às cegas, tentando descobrir em quem pode confiar.


Mesmo considerado um dos melhores filmes do ano, Memento conta com um orçamento bastante baixo, pequeno elenco e trilha sonora pouco memorável, mas o que contribui para o seu sucesso, foi além do excelente roteiro de Nolan, a sua montagem. Fugindo do habitual, Memento é montado de trás pra frente, de forma que cada cena posterior, anteceda a cena anterior – complicado não? Pois é – dando uma idéia rápida de como Leonard vê as coisas, e intercalando cada cena, com uma cena em ordem cronológica, onde Leonard conversa ao telefone contando sobre uma pessoa que ele conhecia e que tinha o mesmo problema que o seu – explicando para o espectador, mais de seu peculiar problema. O resultado é um fantástico quebra cabeças, realmente confuso, que começa de trás pra frente, e onde todas as peças se encaixam no final – e não no começo!?
Memento não é um filme feito para o grande público, mas se você não entender, pode comprar o DVD, e assistir em ordem cronológica – que vêm no bônus- mas isso tira todo charme da obra.
(…)
Conhecido mundialmente por Batman e seu badalado Origem …






Direção: Christopher Nolan
Roteiro: Christopher Nolan, Jonathan Nolan (conto)
Duração: 113min
Distribuidora: Paris Films


Um comentário:

  1. Estou aqui pra dar uma notícia muito importante!

    Estou no meu último ano da faculdade e levar um blog sozinha ia ser complicado, então entrei na equipe do blog "Por Trás das Letras", pois não quero ficar longe do mundo dos livros!

    O PTDL é um blog sério e com ótimas expectativas!!! Adorei conhecer as meninas que já participavam dele e estou super confiante, considerando o nosso projeto promissor!

    Gostaria de pedir a compreensão e apoio de todos que vem acompanhando meu blog e se possível, que passem a me acompanhar por lá!

    Estarei postando toda TERÇA-FEIRA e nos outros dias da semana as outras meninas postarão. Teremos resenha, dicas, tecnologia, novidades, lançamentos, curiosidades, tudo a respeito da nossa maior paixão: Livros!

    Quero deixar claro que não estou abandonando tudo que construi aqui, estou simplesmente transferindo tudo para o meu novo blog e vou ficar muito feliz se vocês puderem me acompanhar! :)

    Graaande beijo e até mais....

    Encontro você no: http://portrasdasletras.net/

    ResponderExcluir