sábado, 25 de dezembro de 2010

Hellboy Edição Histórica Vol. 03: O Caixão Acorrentado

Depois de duas histórias alucinantes contadas nas minisséries: Sementes da Destruição e O Despertar do Demônio, Hellboy Edição Histórica Volume 03, vem para dar uma freada na cronologia do monstrengo, e contas histórias aleatórias sobre a criatura, fazendo referências sobre seu passado, e unindo pontas que haviam sido deixadas soltas. Todos os contos de dessa edição, funcionam de maneira separada, sem necessitar um do outro, mas todos contribuem para a solidez da cronologia de Hellboy.

          O Cadáver

Hellboy é chamado para investigar o caso de um bebê, que se comporta de maneira completamente insana. Chegando lá, ele descobre que a criatura, não passa de um suplente – espécie de duende deixada no lugar de um bebe não batizado, que as fadas roubam, por não poderem gerar belas crianças. Depois de ameaçar a criatura, Hellboy é mandado até uma encruzilhada. Lá chegando, recebe de três duendes, a missão de enterrar um cadáver em solo sagrado – tarefa que eles não podem executar. Hellboy aceita, a missão e deve concluí-la até o amanhecer. Chegando em duas igrejas, ele se depara com os espíritos impedindo-o de concluir sua tarefa, uma vez que os cemitérios já estavam lotados, mas para chegar até a mais distante das igrejas, vai encarar alguns desafios, incluindo o confronto com Jenny Greenteeth – uma bruxa aquática da mitologia inglesa – e Grom, o Gigante Fomoriano – membro de uma raça que habitava a Irlanda ancestral – tudo isso até o amanhecer, se quiser de volta a verdadeira criança.
Uma história rápida e envolvente, considerada um dos melhores contos sobre Hellboy, repleta de referências mitológicas como: o Suplente, Jenny dentes verdes, a pedra saltitante, Imolgue-Fada, entre outras. A história se desenvolve rápida, e tem um desfecho bastante agradável. Destaque para os traços de Mignola, que se mostra insuperável na ilustração de: sepulturas, igrejas, arvores velhas, e paisagens sombrias.

      Botas de Ferro

Um curta de seis páginas, que mostra um rápido embate entre Hellboy e o duende Botas de Ferro. Usada, para completar uma edição de Hellboy, Botas de Ferro nada mais é que, um material extra, que Mignola se utiliza do prólogo de médiuns, para contar a história de uma famosa criatura inglesa.
Jack In Irons é um gigante assassino que assombra estradas abandonadas, e mata quem encontrar pelo caminho. A lenda utilizada por Mignola, na verdade é a do Red Cap, um duende que habita castelos abandonados na Inglaterra e Escócia, e mata quem atravessar seu caminho, pois precisam sempre de sangue humano, para manter suas boinas vermelhas, caso contrário, eles próprios morrem. É também “mitologicamente” conhecido, que demônios e outras entidades malignas, tem medo de ferro, o que faz do Botas de Ferro, uma criatura extremamente poderosa!


Baba Yaga

Conta como Hellboy conheceu Baba Yaga. Em O Despertar do Demônio, é mostrado que Baba Yaga – a bruxa mais famosa do folclore Russo – tem uma rixa em especial com Hellboy, e quer se vingar. O fato é que Hellboy já havia entrando em confronto com a bruxa, e atirado em um dos seus olhos, banindo – a por uns tempos – porém, mesmo desaparecida, durante um ano a primavera não floresceu, e todas as crianças nasceram cegas de um olho.
O curta foi utilizado para integrar a bruxa no mundo de Hellboy. Baba Yaga, é uma velha que voa pela Rússia em um almofariz, e apaga seus rastros com uma vassoura. Ela tem uma cabana, que pode se mover, pois é dotada de pés de galinha, e as cercas são construídas de ossos humanos, e iluminada por lanternas de crânio. As lendas sobre Baba Yaga, são estranhas e contraditórias, e ora uma bruxa benfazeja, acabou se tornando com o tempo uma entidade maligna. Entre as manias da velha bruxa, está à de invadir casas e contar colheres!

         Natal Subterrâneo

Hellboy vai investigar o caso de uma garota que desapareceu a cinco anos, no cemitério da própria mansão. A mãe da garota, já em seu leito de morte, entrega uma caixa para que Hellboy dê para a garota, achando que ele é na verdade o Papai Noel. Depois de descobrir, que existiam túmulos não cristãos no cemitério, Hellboy vai investigar e descobre em um túmulo antigo, uma escadaria para o fundo da terra. Lá ele encontra a garota, mas vivendo num mundo mágico, e belo, casada com um príncipe invisível. Hellboy, dá o presente prometido, que guarda um crucifixo, e ao ser exposta a relíquia sagrada, quebra todo o encanto do lugar, revelando sua verdadeira natureza. A garota está livre para descansar em paz com sua mãe, mas Hellboy ainda tem que encarar a verdadeira forma do príncipe invisível.
Outro conta baseado em lendas européias, mas não pode se deixar de lado a comparação com o eterno clássico de Lewis Carroll.

       
      O Caixão Acorrentado

Um conto que remete ao passado Hellboy. Depois dos eventos acontecidos na Mansão Cavendish – em Sementes da Destruição – Hellboy decide voltar na velha igreja onde ele foi invocado. Lá em meio a pesadelos e visões, ele tem um vislumbre dos eventos ocorridos a tanto tempo atrás. Uma velha bruxa, em seu leito de morte, se confessa e pede a Deus perdão pelos seus pecados, depois instrui seus filhos, para que após sua morte, acorrentem seu caixão, e guardem ele durante três dias, para livrar sua alma do demônio para a qual ela tinha se entregado. Depois da sua morte, o caixão é acorrentado, e o demônio vem reivindicar sua alma. A mulher anseia por perdão, mas o demônio lhe convence, que ela está esperando o seu filho... o seu filho favorito, e nesse instante os seus olhos se fixam em Hellboy!!!
Conto clássico, que foi adaptado pra dar mais vida ao passado de Hellboy.


 Os Lobos de Santo Agostinho

Um padre vai para um vilarejo, onde à muitos anos uma missa não é celebrada. Se deparando com a igreja abandonada, ele começa os preparativos para celebração da páscoa. Porém, um dos ajudantes do local, manda o padre embora do local, afirmando que Deus abandonou o local. Após a recusa do padre, ele o leva até os andares inferiores da igreja, onde a antiga família real está enterrada. Ao abrir o túmulo o padre se depara, com cadáveres caninos, e é atacado pelo ajudante, que se transforma em um lobisomem!


Hellboy vai ao local para investigar  a morte do padre e descobre que lá, fora palco de um massacre de todo o povoado a mais de 800 anos. Sem pistas do que aconteceu, a Dra. Kate Corrigan, conta uma lenda, sobre um sacerdote que a centenas de anos atrás, havia amaldiçoado a família real - depois de se deparar com rituais pagãos – condenando-os a se transformarem em lobos, a cada sete anos. As pessoas do vilarejo, descobriram sobre a maldição e mataram toda a família.
Juntando as peças, os dois descobrem que William – o servente do padre - um serviçal da família na época, foi o único sobrevivente da chacina, e praticou a chacina do vilarejo, incluindo a morte do padre. Além disso, os espíritos das pessoas, que ele matou estão aprisionadas no castelo, sem poderem deixar o local. Cabe a Hellboy por fim a essa maldição.
Com tantas referências mitológicas, estava faltando os lendários lobisomens, para a mitologia de Hellboy. Bom, agora não mais!

        Quase um Deus

Em O Despertar do Demônio, Liz cede seu poder a um homúnculo, dando vida a tal criatura que acaba fugindo, deixando-a a beira da morte. Quase um Deus é a continuação dessa história. Liz está a beira da morte, e mesmo não tendo nenhum mal fisicamente, a vida parece se esvair dela. O fato é que o poder pirogênico de Liz, é o que dá a vida a ela, e depois que ela o cedeu a criatura – de fato o fez, pois queria se livrar  de sua maldição – não há nada que possa ser feito. Hellboy é mandado para procurar o homúnculo, e recuperar o poder de Liz de volta. Ele vai investigar uma região, em que centenas de corpos foram roubados, de seus túmulos nos últimos anos. Enquanto isso, o homúnculo, atormentado pelo fato de ter roubado a vida da garota de fogo, vaga solitário pelo mundo em busca de redenção. Nessas peregrinações, ele encontra seu irmão! Isso mesmo, um outro homúnculo. Seu irmão conta que ambos foram criados pelo mesmo homem, que os criou mas depois os abandonou, mas que já tinha se vingado de seu criador.
Os planos dele agora, se baseiam na construção de um homúnculo gigantesco, e que os dois se unam e tornem uma criatura apenas. Porém, seus planos não contam com a colaboração de seu irmão, que não é maligno, e agora sob posse de seu gigantesco corpo, parte para se vingar de seu irmão e de Hellboy. Além de escapar da gigantesca criatura, Hellboy ainda tem a missão de levar Roger – como Hellboy batizou o homúnculo – com vida, para tentar salvar a vida de Liz.
Um dos melhores contos da revista, conta que destino levou outro excelente personagem criado por Mignola, Roger que agora passa a fazer parte da equipe de Hellboy.
Esse conto foi baseado em uma história escrita por Clark Ashton Smith, mas fica evidente as raízes vindas de Frankstein de Mary Shelley, principalmente a solidão do monstro, e a busca por redenção, uma vez que não teve uma vida passada. As cenas sob os relâmpagos, são o toque de mestre de Mignola, numa homenagem aos filmes de James Whale.







Roteiro: Mike Mignola
Arte: Mike Mignola
Editora: Dark Horse, Mythos Editora



Nenhum comentário:

Postar um comentário