segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Antologia de Contos Extraordinários, Edgar Allan Poe


A Queda da Casa de Usher

Conta à história de um viajante, que depois de muitos anos, vai visitar seu amigo de infância: Roderick Usher. A velha Casa de Usher uma mansão desolada e aterradora, exerce sobre ele uma presença inquietante, sensação que só aumenta quando encontra seu amigo, tomado por uma doença aterradora. Vitima de uma enfermidade, também bastante estranha, a irmã de Roderick Usher acaba perecendo, acontecimento que influenciará diretamente no destino de Roderick Usher e da própria mansão em si! Dotada de um forte peso sobrenatural é um excelente conto, onde fica evidente a boa narrativa de Poe, principalmente com relação a arquitetura gótica!

O barril de Amontilhado

Narra a meticulosa vingança de um homem rancoroso, contra seu próprio amigo, revelando bastante da mente humana maligna!

O Gato Preto



Outro dos contos mais famosos de Poe, mostra como é tênue a linha que separa a bondade da maldade. Conta à história de um homem que amava animais, mas de uma hora para a outra passou a maltratar violentamente seus bichos. Uma parábola de como o ódio pode virar contra si mesmo, e usa como símbolo um dos animais mais supersticiosos existentes: um gato preto!  


Berenice

Conta a história de Egeu, que sentia uma atração ímpar pela prima Berenice, uma bela e vívida garota. A vida tranqüila e radiante dos jovens, muda quando uma estranha doença assola os dois, desfigurando Berenice e levando-a a morte. Num ato ensandecido e de aparente loucura, Egeu comete um ato nefasto, mas depois acaba descobrindo que o destino de Berenice, não é aquilo que  achava.


Manuscrito Encontrado Numa Garrafa

Conta a sinistra história de um viajante, que vai parar a bordo de um gigantesco navio. Com uma tripulação um tanto quanto esquisita, o navio singra os mares a deriva, em direção aos confins da Terra.

William Wilson

Os Crimes da Rua Morgue

Uma das primeiras obras policiais da história da literatura. Protagonizada por C. Auguste Dupin, conta a história de um crime brutal e horrendo ocorrido na Rua Morgue, que aparentemente não apresenta solução. Considerada a primeira história policial – gênero que consagrou nomes como Agatha Christie e Arthur Conan Doyle – onde Dupin se usa de raciocínio e observação para desvendar o crime, método que acabou sendo imortalizado futuramente pelo lendário Sherlock Holmes. É um dos contos mais famosos de Poe, e talvez sem ele, Holmes não existisse!

O Mistério de Marie Rogêt



Segundo conto protagonizado por Auguste Dupin. Nele, o detetive se encarrega de descobrir os pormenores do cruel assassinato de Marie Rogêt, que foi encontrada morta no rio, sem muitas pistas do que pode ter acontecido. 

A Carta Roubada
Metzengerstein

Conta à história de duas famílias que nutrem de ódio eterno uma pela outra, e vivem a mercê de uma estranha profecia. Com elementos sobrenaturais e terror, mostra como o ódio se torna imaterial, e atravessa as fronteiras da morte.

Nunca Aposte Sua Cabeça com o Diabo

Como uma alusão aos contos moralísticos, típicos de muitos autores, Poe dá a sua própria lição de moral com a história de Toby Dammit, um desregulado jovem, que vive a vida sem limites, cometendo constantes erros. Um irresponsável apostador, que nunca media as conseqüências, e insistia em “apostar a cabeça com o Diabo”. Até que um dia, a aposta se tornou verdadeira...

O Duque de L’Omelette

Um conto rápido e confuso. Conta a história de Duque que morre, e acorda a companhia do Diabo. Com uma visão rápida do Inferno, ele termina jogando cartas com o Príncipe das Trevas?

O Poço e o Pêndulo

Um dos mais famosos e consagrados contos de Poe. Narra os momentos em que um prisioneiro da inquisição, passou em cativeiro. Cativo numa cela estranha, cheia de artimanhas para causar a sua morte, o conto narra seus últimos momentos, e as várias maneiras utilizadas para forçar sua morte.






Escritor: Edgar Allan Poe


Nenhum comentário:

Postar um comentário