segunda-feira, 26 de julho de 2010

Dagon

Howard Phillips Lovecraft, é um dos maiores escritores da Literatura clássica de horror, e acabou influenciando vários nomes da literatura como : Stephen King, Robert E. Howard, Guillermo Del Toro, Neil Gaiman, entre outros, sendo ele próprio influenciado por um dos pais da literatura gótica: Edgar Allan Poe. Lovecraft criou um estilo próprio de literatura: goticismo misturado com ficção científica, tudo isso ambientado numa mitologia criada por ele próprio, conhecida como os Mitos de Cthullu.
Uma constante na obra de Lovecraft, é o horror inonimável: criaturas tão horrendas e grotescas, que não podem ser descritas com palavras; e a loucura: quase todos os protagonistas das histórias, se encontram em estado de loucura iminente, a um passo da perdição. Lovecraft conseguiu dessa forma cravar seu nome na história da literatura, de onde não deve sair nunca mais.
A mitologia de Craftiniana, prega que a Terra foi habitada a milhares de anos, por criaturas conhecidas como Os Antigos, que foram embora da Terra, mas devem voltar em breve para retomar seu lugar, e já se acham presentes entre nós. Em Dagon, encontramos 8 contos, que se baseiam nisso, e apresentam uma outra raça presente no mundo: Os Profundos, uma raça humanóide anfíbia, que mora sob as águas do oceano, e vivem alheios a presença dos Antigos, seu principal deus é Dagon, mas sobre ele não se sabe muita coisa.
            
                                 CONTOS

O Medo à Espreita

Conta a história, de uma espécie de demônio que é invocado sempre pelos sons dos relâmpagos.


Narra o encontro de um marinheiro, com o Deus Dagon.

Arthur Jermyn

Sobre um historiador, que sempre escutou as histórias de seu avô, sobre uma tribo simiesca perdida no interior do Congo, e enlouquece depois que recebe um caixão com um conteúdo peculiar.

O Templo

A Narrativa sobre um submarino, que tem contato com a possível Atlântida submersa. O único sobrevivente, começa a ter vislumbres de luzes, e vozes, e começa a ser atraído pelas ruínas.

O Pântano Lunar

Conta a história de um fidalgo que compra uma mansão as beiras de um pântano, e resolve drena-lo. Mas o pântano, parece ser habitado por uma raça anfíbia adoradora da lua.

O Inonimável

Conta a história de dois amigos escritores, que conversam sobre horrores na presença de uma lápide singular. Um cético, e outro que jura que já teve contato com uma coisa bizarra, e promete provar para o amigo.

O Intruso

O protagonista narra sua vida solitária, e sozinha no mundo, descrevendo o seu primeiro contato com a humanidade e com o horror existente no mundo.

A Sombra sobre Innsmouth

O mais longo dos contos do livro. A narrativa, de como uma cidade normal, foi transformada, em algo sinistro e sombrio, depois do contato de seu povo, com uma raça submarina.




Nenhum comentário:

Postar um comentário