quarta-feira, 14 de julho de 2010

Conan, O Cimério vol. I & II (The Coming of Conan the Cimmerian vol. I & II, 2006)



A fantasia medieval, é um ramo da literatura muito rica em se tratando de mundos de campanha, mas nenhum deles é tão importante, ou tão famoso quanto a Era Hiboriana. Ambientada numa época anterior a submersão de Atlântida, a Era Hiboriana, é um dos cenários precursores do gênero Espada & Feitiçaria, que foi imortalizada por nomes como Tolkien, Lewis, etc... Mas ela não é famosa por si só, na verdade não passa de um plano de fundo para aquele que pode ser considerado um dos maiores e mais famosos personagens criados pela literatura: Conan!
Conan foi concebido por Howard, em uma série de contos, e foi publicado pela primeira vez na revista Weird Tales. Conan, O Cimério Vol I e II, é a publicação de todos esses contos reunidos, com notas, esboços, material inédito, e um estudo refinado sobre o que foi a Era Hiboriana.
A narrativa é simplesmente perfeita, e a descrição de cenários, personagens, tramas, cenas de ação, faz de Howard na minha humilde opinião um dos melhores autores de fantasia, rivalizado somente por Tolkien. Os livros mostram várias faces de Conan, como bárbaro, ladrão, pirata, rei... Outra característica muito comum na obra de Howard, é o terror influenciado diretamente pelo amigo H. P. Lovecraft – o pai do horror sobrenatural. Lovecraft foi o fundador dos Contos de Cthullu, e trazia em suas histórias criaturas bizarras, amedrontadoras, doentias, e amorfas, e Howard trouxe muito disso para o mundo de Conan.
Conan chegou ao auge na década de 70, com a publicação de suas HQ’s, levando o personagem à um sucesso que nem o finado Howard poderia esperar, Conan foi adaptado também para as telas do cinema. O Cimério Vol I e II, é um presente para os fãs do personagem, que tem a possibilidade de conhecer os escritos originais de seu criador. Perfeito!

             Livro I

A Fênix na Espada
A Filha do Gigante de Gelo
O Deus da Urna
A Torre do Elefante
A Rainha da Costa Negra
Colosso Negro

        Livro II

A Cidadela Escarlate
Sombras de Ferro Sobre a Lua
Xuthal do Crepúsculo
O Poço Macabro
Inimigos em Casa
O Vale das Mulheres Perdidas
O Demônio de Ferro









Nenhum comentário:

Postar um comentário